Mariana Conti é campineira, socióloga e doutoranda em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Iniciou sua militância aos 17 anos no movimento estudantil da Unicamp e foi coordenadora do Diretório Central dos Estudantes (DCE).
Participou de lutas em defesa da educação pública, pelo passe livre e em defesa dos direitos das mulheres. É feminista, ativista do movimento em defesa da diversidade sexual, em defesa dos direitos humanos e é filiada ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).
Mariana foi eleita vereadora em 2016 com 6.956 votos e foi única mulher eleita para aquela legislatura. Na ocasião, foi a quarta vereadora mais votada no pleito e, já com aquela votação, a mulher mais votada da história de Campinas.
Nas eleições municipais seguintes, para a Legislatura 2021-2024, se elegeu com 10.886 votos, batendo o recorde de 2016, e foi a mais votada dentre todos os vereadores no pleito de 2020. Isso fez com que a parlamentar se tornasse, em 2021, também a primeira mulher da história da cidade a presidir uma sessão solene de posse do Legislativo e do Executivo municipal.