Votação do Projeto de Lei 383/17
O Projeto de Lei 383/17, de minha autoria, que institui o dia municipal da redução de danos em Campinas, será votado nesta segunda – feira, 25. O objetivo desse projeto é promover ações concretas destinadas aos cuidados dos usuários de drogas. Realizar debates, formações e eventos sobre as estratégias e políticas públicas para reduzir os […]
25 jun 2018, 11:30 Tempo de leitura: 1 minuto, 0 segundosO Projeto de Lei 383/17, de minha autoria, que institui o dia municipal da redução de danos em Campinas, será votado nesta segunda – feira, 25.
O objetivo desse projeto é promover ações concretas destinadas aos cuidados dos usuários de drogas. Realizar debates, formações e eventos sobre as estratégias e políticas públicas para reduzir os danos provocados pela dependência e pelas crises de abstinência, a fim de minimizar o sofrimento dos usuários.
A data de 24 de novembro, escolhida para essa luta, é uma homenagem à atuação, na cidade de Santos, da prefeita Telma de Sousa, que, em uma política de redução de danos, em 1989, substituiu as seringas amplamente compartilhadas pelos usuários, por novas seringas, reduzindo drasticamente a contaminação de HIV/DST, já que eles não abandonavam o vício, pelo menos se diminuía o impacto do uso .
A data representa a luta pela qualidade de vida, o protagonismo e suas escolhas, pautando-se nos Direitos humanos e nas garantias fundamentais.
Perto de completar 30 anos, essa iniciativa oficializa a política de redução de danos como política pública.