A PARADA É NOSSA! PELO RECONHECIMENTO DA PARADA COMO MANIFESTAÇÃO CULTURAL DA CIDADE DE CAMPINAS

Realizada anualmente desde 2001, a Parada do Orgulho LGBT+ de Campinas está firmemente estabelecida como uma das maiores manifestações populares do interior do estado de São Paulo, atraindo um público estimado em mais de 100 mil pessoas a cada edição. A parada de Campinas é a segunda maior do Brasil e a maior do interior!

Graças à organização da população LGBTQIAPN+ da cidade, através dos movimentos sociais relacionados, Campinas é reconhecida como uma das primeiras cidades do país a estabelecer uma lei municipal para coibir ações de discriminação por orientação sexual (Lei Nº 9809, de junho de 1998), a designar um dia de luta contra a LGBTfobia (Lei nº 13.285, de 08 de abril de 2008) e a criar aparelhos públicos de atendimento à comunidade LGBTQIAPN+ (Centro de Referência LGBTI+ de Campinas, criado em 2003).

A Parada de Campinas, além de ser uma das mais antigas do país e a primeira realizada em uma cidade que não é capital, é também um símbolo deste histórico de organização social em busca de direitos. Como uma grande vitrine do movimento LGBTQIAPN+ do interior paulista, a Parada campineira contribui para avanços significativos na conquista de direitos humanos, direitos individuais e promoção da cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, intersexuais e toda a pluralidade das demais orientações sexuais e identidades de gênero.

Por se tratar de uma atividade gratuita e de conhecimento amplo, que a cada ano apresenta um tema de relevância para o debate da opinião pública, a Parada se configura também como um grande ato democrático, reunindo, de modo raro e harmonioso, pessoas dos mais diferentes estratos sociais, raças, credos, faixas etárias e posicionamentos políticos – todas representadas sob o enorme manto da bandeira do arco-íris que se estende e é espontaneamente levada por manifestantes ao longo de todo o seu trajeto.

O evento atrai milhares de turistas para a cidade, ressignificando o centro de Campinas e o espaço público como um todo pelas sucessivas edições da Parada LGBT+. Isso abre cada vez mais espaço para que a diversidade sexual e as identidades de gênero sejam celebradas, apesar das históricas dificuldades e desigualdades enfrentadas pelas populações minoritárias na cidade e no país.

Considerando todas as suas características, especialmente pelas dimensões exponenciais que somente uma manifestação popular, política e celebrativa ocorrida na maior cidade do interior poderia concretizar; todo seu inestimável impacto e influência na valorização da população LGBTQIAPN+ campineira e do interior paulista, que alcançou a devida visibilidade por seu intermédio; sua constância e, ao mesmo tempo, inovação à maneira de manter-se extremamente relevante há mais de duas décadas: faz-se justo que a Parada do Orgulho LGBT+ de Campinas seja reconhecida como manifestação cultural da cidade.

Dessa forma, fica preservada sua salvaguarda enquanto legítima representação de uma coletividade, tendo o reconhecimento da Parada do Orgulho LGBT+ de Campinas como elemento definidor da identidade cultural campineira.

Vamos nos unir para apoiar este projeto de lei! Junte-se a nós para garantir que a Parada do Orgulho LGBT+ de Campinas seja reconhecida como uma manifestação cultural e popular da nossa cidade.

Movimentos e entidades que apoiam o reconhecimento da Parada como Manifestação Cultural:

  • Associação da Parada e Apoio LGBT de Campinas
  • Rede Afro LGBT
  • Grupo Identidade
  • Casa Sem Preconceitos
  • ONG Minha Criança Trans
  • Mães Pela Diversidade