Dia Nacional da Liberdade
Hoje é o dia Nacional da Liberdade, instituído pela Lei Ordinária 13117/2015. Em tempos de censura da liberdade de expressão e de imprensa, essa data recorda a Luta de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que não poupou esforços em defender a Liberdade e a Justiça. Nesse momento sombrio da história, recordamos o encarceramento […]
12 nov 2018, 15:36 Tempo de leitura: 1 minuto, 23 segundosHoje é o dia Nacional da Liberdade, instituído pela Lei Ordinária 13117/2015.
Em tempos de censura da liberdade de expressão e de imprensa, essa data recorda a Luta de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que não poupou esforços em defender a Liberdade e a Justiça.
Nesse momento sombrio da história, recordamos o encarceramento arbitrário de Rafael Braga, preso em 2013, com produtos de limpeza e que foram caracterizados de maneira abusiva e controversa como artefatos explosivos. Ele foi condenado a 5 anos de prisão. Isso revela uma justiça seletiva e que criminaliza a população negra no país.
Em Campinas, através de um projeto de nossa autoria, instituiu-se o Dia de Luta contra o encarceramento da Juventude Negra. No Brasil, de acordo com o Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen), em 2016, a população carcerária era de 726 mil presos, dos quais 40% sem condenação e 64% são negros. Realidade que revela as desigualdades históricas no país, de criminalização das populações pobres e negras, restringido-as da dignidade e do acesso e da igualdade de Direitos.
Rafael Braga é o exemplo de que as forças autoritárias não permitem a livre manifestação, a luta por direitos, o combate à corrupção, e, sobretudo, o resgate da dignidade histórica da população que viveu sob os grilhões da escravidão no Brasil.
No entanto, deixa-nos o legado da Resistência em relação aos poderes opressores, que atentam contra nossa existência.
Pela liberdade, com nosso suor, sangue, lágrimas e vida.
Nenhum Direito a Menos.