CPI Antifascista define calendário de Audiências Públicas em novembro
Serão realizadas duas audiências públicas: uma no dia 21 de Novembro, para discutir o histórico das organizações neonazistas no município e no país; e outra, no dia 25 de Novembro, para debater casos de ameaças e atos de apologia ao nazismo em instituições de ensino.
16 nov 2022, 15:45 Tempo de leitura: 1 minuto, 12 segundosA Comissão Parlamentar de Inquérito Antifascista, presidida pela vereadora Mariana Conti (PSOL) e que tem Guida Calixto (PT) como sua relatora, definiu as próximas agendas a serem realizadas no Teatro Bento Quirino como parte do calendário da CPI formada em Agosto de 2022 com o intuito de investigar a atuação de grupos nazifascistas em Campinas.
Serão realizadas duas audiências públicas: uma no dia 21 de Novembro, para discutir o histórico das organizações neonazistas no município e no país; e outra, no dia 25 de Novembro, para debater casos de ameaças e atos de apologia ao nazismo em instituições de ensino e como o ambiente escolar pode ser uma ferramenta de combate ao ódio e à intolerância. As duas agendas contarão com a presença de estudiosos, especialistas e representações da sociedade para as discussões.
Estamos diante de um novo momento da CPI Antifascista, que vai se aproximando da sua conclusão com a aparesentação do relatório final da comissão. Mas esse novo momento é marcado pelo aprofundamento do que chamamos de ‘nazificação’ da política brasileira, com condutas de apoiadores bolsonaristas fazendo saudação nazista, por exemplo. A extrema-direita tem escancarado seu projeto de poder em nome do ódio, do supremacismo branco e da intolerância. Essa CPI nunca foi tão necessária” comenta a vereadora Mariana Conti, presidenta da 1ª CPI Antifascista do país.