Arquivos e museus desprotegidos guardam acervos raros
O incêndio que devastou o Museu Nacional, no Rio, no domingo (2), acendeu o sinal de alerta para a situação de museus, bibliotecas e arquivos públicos nos demais estados. Com acervos valiosos, que incluem de obras de arte a documentos raros do período colonial do Brasil, estes equipamentos enfrentam problemas estruturais como goteiras e infiltrações, […]
10 set 2018, 13:31 Tempo de leitura: 0 minutos, 43 segundosO incêndio que devastou o Museu Nacional, no Rio, no domingo (2), acendeu o sinal de alerta para a situação de museus, bibliotecas e arquivos públicos nos demais estados.
Com acervos valiosos, que incluem de obras de arte a documentos raros do período colonial do Brasil, estes equipamentos enfrentam problemas estruturais como goteiras e infiltrações, além da ausência de sistemas de prevenção contra incêndios.
Não haverá preservação destes equipamentos públicos sem a devida destinação de recursos mas dotações orçamentárias de Municípios, Estados e da União. A preservação de nossa história e memória deve ser um compromisso daqueles que se candidatam aos mais diversos cargos nestas eleições.
Há na nossa história muito a preservar, muito a lembrar pra não repetir.
veja reportagem da folha.