Ações legislativas do mandato sobre o transporte público

Campanha #MelhoraOnibus

31 maio 2019, 15:13 Tempo de leitura: 2 minutos, 19 segundos
Ações legislativas do mandato sobre o transporte público

Desde 22 de maio a vereadora Mariana Conti (PSOL) vem realizando uma série de ações legislativas sobre a temática do transporte público campineiro. A parlamentar protocolou 20 indicações e apresentará dois projetos de lei, além de requerimentos sobre o sistema de transporte coletivo. As iniciativas legislativas derivaram da plataforma digital que Mariana e sua equipe lançaram em abril para coletar relatos de usuários do transporte público que enfrentam problemas cotidianos do sistema.

“Sempre atuei na pauta do transporte público e as reclamações da população são recorrentes, afinal, Campinas tem uma das tarifas mais caras do Brasil e o transporte deixa muito a desejar: ônibus em mau estado de conservação, lotados, quebrando o tempo todo. Com a implementação do sistema de QR Code, desdobramento da equivocada demissão dos cobradores em 2014, a quantidade de pessoas que me procurou para efetuar queixas aumentou muito. Com base nisso, elaborei, junto com minha equipe, um canal digital para receber e sistematizar essas queixas, de modo que fosse possível dar consequências a elas. Até o momento recebemos por volta de 200 reclamações”, comenta.

Entre as indicações que Mariana apresentou à prefeitura estão solicitações para a destinação de veículos extras para o atendimento a linhas que estão superlotadas; reparo de vias que estão gerando o encurtamento de linhas, manutenção ou substituição de ônibus deteriorados, indicação de bairros em que não há pontos de venda de QR Code e recarga de bilhete único; solicitação de reforço de patrulhamento da Guarda Municipal em locais inseguros; medidas para reduzir filas nos terminais e para a sinalização do itinerário dos ônibus.

As ações legislativas fazem parte da campanha #MelhoraÔnibus, lançada pela vereadora em abril, ocasião em que a Mariana também solicitou à prefeitura a revisão do sistema de QR Code nos ônibus e a revogação do decreto número 20.223 de 01 de março de 2019, que retirou a possibilidade dos usuários utilizarem duas passagens emergenciais, a serem pagas na próxima recarga.

Sobre os dois projetos de lei que Mariana apresentará como parte da campanha, o primeiro propõe que os ônibus tenham seu período de vida útil no transporte público encurtado, de modo a reduzir a ocorrência de veículos deteriorados em circulação. O segundo projeto de lei que a vereadora apresentará propõe estabelecer a obrigatoriedade de sinalização, indicando o itinerário e os pontos de parada no interior dos ônibus. Mariana Conti ainda irá protocolar junto a prefeitura as 200 queixas dos usuários de transporte que preencheram o formulário nos próximos dias.

Texto: Gabinete da vereadora Mariana Conti (PSOL)