Não à privatização dos hospitais da Unicamp

O governador entreguista e privatizador Tarcísio de Freitas agora mira na área de saúde da Unicamp. Defender a universidade pública, o SUS, o HC e todo o complexo de saúde da Unicamp é um dever da comunidade da universidade e também de toda a sociedade. Em defesa do SUS! Contra o calote de Tarcísio! Em defesa da Universidade e da ciência!

1 dez 2025, 16:19 Tempo de leitura: 1 minuto, 57 segundos
Não à privatização dos hospitais da Unicamp

O Hospital da Unicamp é reconhecidos em todo o Brasil como um hospital de qualidade. Isso acontece pelo fato de ser um hospital escola, gerido pela universidade, e que integra o ensino, a pesquisa e o atendimento de saúde. Isso acontece também pela qualidade de seus trabalhadores, pesquisadores e docentes. Ou seja, é toda a estrutura da universidade que faz com que esses hospitais sejam referência no país para o atendimento de problemas de saúde complexos, que não estão disponíveis em outros hospitais.

O governador entreguista e privatizador Tarcísio de Freitas, que já privatizou a água, escolas, hospitais, estradas e linhas de metrô, agora mira na área de saúde da Unicamp, que é composta pelo Hospital das Clínicas (HC) e também pelo Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), Hemocentro, Gastrocentro, Cipoi, CIAtox, Cepre e Odonto Piracicaba (Centro Clínico).

Ele quer autarquizar esses equipamentos, ou seja tirá-los da administração direta da Unicamp, abrindo caminho para a privatização. Quem usa ou trabalha no SUS sabe muito bem a tragédia que é isso. Na prática, é o sucateamento de um dos melhores hospitais do país! Além de fortalecer a lógica neoliberal de metas de produtividade, levando ao adoecimento e esgotamento físico e psicológico dos profissionais.

O governador deve 84 milhões de reais para a Unicamp e agora utiliza essa dívida como chantagem pra privatização da área de saúde. Além de entreguista, é um caloteiro.

A Reitoria da Universidade, embora, em nenhum momento tivesse colocado esse tema no processo de consulta para a escolha do reitor, cede à chantagem do governador e quer aprovar à toque de caixa, agora em dezembro, ao apagar das luzes, esse projeto de privatização.

Por isso, nós estamos em luta, porque defender a universidade pública, o SUS, o HC e todo o complexo de saúde da Unicamp é um dever da comunidade da universidade e também da sociedade.

Em defesa do SUS! Contra o calote de Tarcísio! Em defesa da Universidade e da ciência!

Vamos juntos defender o hospital e a universidade pública! Te convido a assinar nosso abaixo-assinado e a lutar conosco contra esse projeto de destruição dos serviços públicos: https://marianacontipsol.com.br/contraprivatizacaodaunicamp