É gravíssimo o desmonte das instituições públicas de nosso país.

O IBGE, órgão federal criado em 1934 e responsável pela pesquisa e divulgação dos mais diversos dados populacionais, como o Censo e econômicos, como o IPCA, índice de inflação usado pelo governo, e o levantamento do PIB, está em risco. Em dez anos o IBGE perdeu cerca de um terço de seus trabalhadores, que não […]

12 nov 2018, 15:47 Tempo de leitura: 0 minutos, 52 segundos
É gravíssimo o desmonte das instituições públicas de nosso país.

O IBGE, órgão federal criado em 1934 e responsável pela pesquisa e divulgação dos mais diversos dados populacionais, como o Censo e econômicos, como o IPCA, índice de inflação usado pelo governo, e o levantamento do PIB, está em risco.

Em dez anos o IBGE perdeu cerca de um terço de seus trabalhadores, que não foram repostos. Isso dificulta sobremaneira as pesquisas do órgão, como as que são feitas para se calcular a inflação mensal.

Segundo a notícia divulgada pela própria entidade, o Censo 2020 corre o risco de não ser feito, pois depende da aprovação de emendas no orçamento federal. Isso é gravíssimo, pois afetaria internamente o país na distribuição dos recursos públicos para saúde, educação e o Bolsa Família por exemplo. Já internacionalmente, o país deixaria de cumprir uma série de compromissos com órgãos da Onu, por exemplo, o que poderia comprometer diversos investimentos para o Brasil.

veja reportagem completa.