Reforma da Previdência Estadual

Por Mariana Conti O Governador João Dória quer reduzir as aposentadorias e sequestrar o salário dos servidores públicos estaduais! Tramita na ALESP, casa legislativa que trata das leis estaduais, um projeto do governo João Dória que reduz salários dos servidores estaduais, aumenta a idade mínima para a aposentadoria, reduz os valores das aposentadorias e pensões […]

27 nov 2019, 15:38 Tempo de leitura: 1 minuto, 25 segundos
Reforma da Previdência Estadual

Por Mariana Conti

O Governador João Dória quer reduzir as aposentadorias e sequestrar o salário dos servidores públicos estaduais!

Tramita na ALESP, casa legislativa que trata das leis estaduais, um projeto do governo João Dória que reduz salários dos servidores estaduais, aumenta a idade mínima para a aposentadoria, reduz os valores das aposentadorias e pensões e torna mais difícil o acesso ao benefício. Trata-se da PEC18/2019, a Reforma da Previdência Estadual.

Veja alguns pontos do projeto:

-A Alíquota de contribuição previdenciária passa de 11 para 14%, reduzindo assim o salário líquido do servidor.

-A idade mínima para se aposentar aumenta 5 anos para os homens e 7 para as mulheres, passando a ser 62 para elas e 65 para eles. Para os professores a idade será 57 anos para as mulheres e 60 homens.

-O valores das aposentadorias passarão a ser calculados com base na média de todos os salários do servidor durante a carreira, não mais com base no último salário, o que significará uma redução nos valores de todas a aposentadorias e pensões.

-O servidor que se aposentar pela idade mínima terá assegurado 60% da média dos seus salários durante toda a carreira, mais 2% a cada ano de serviço. Portanto para receber a integralidade(da média dos salários) serão necessários 40 anos de contribuição.

Esses são alguns pontos críticos do projeto, além deles há outros aspectos bastante graves na proposta do governo Dória. Todo meu apoio aos servidores públicos estão em uma luta justa e necessária contra esse ataque! Não à PEC18!