Na última quarta feira, 31/03, foi aprovado em primeira votação o projeto de lei de autoria da vereadora Mariana Conti (PSOL) para instituir uma Campanha Permanente de Sensibilização, Informação e Incentivo à Vacinação. A ideia é informar e incentivar a população de Campinas à participarem das campanhas de vacinações previstas no Programa Nacional de Imunizações.

“É uma medida que enfrenta diretamente a crescente disseminação de mentiras e discursos negacionistas em relação à vacinação. A consequência dessa desinformação nós já víamos antes mesmo da Pandemia de Covid-19, com a diminuição dos índices de vacinação e o retorno de doenças que há décadas estavam erradicadas no Brasil graças à vacinação em massa, como no caso do Sarampo, por exemplo. Agora, com a Pandemia e toda a questão da vacinação em massa para a doença, esse discurso anti-ciência se intensificou, muitas vezes incentivado e propagado pelo próprio presidente da República, Jair Bolsonaro. Isso é um absurdo! No meu ver, o poder público deveria incentivar as pessoas a se vacinarem, e não passarem adiante uma ideia de que a vacina é uma coisa ruim.” comenta Mariana

A ideia é de que sejam feitas campanhas informativas com materiais digitais e impressos, atividades educacionais nas redes públicas de saúde e de ensino e incentivo à qualquer ação para sensibilizar e informar e sociedade sobre a importância da Vacinação para a população.

O Projeto de Lei está em tramitação na Câmara de Vereadores e pode ir à segunda votação nas próximas semanas.

Confira o texto do Projeto de Lei na íntegra: