Comissão dos Direitos da Mulher da Câmara de Campinas, Pagu Núcleo de Estudos de Gênero da Unicamp e Comesp – Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário do Estado de SP debatem a relação entre Pandemia e Violência de Gênero.

No dia 14 de Agosto de 2020, às 14h00, ocorrerá em ambiente virtual o Fórum “Pandemia e violência de gênero, uma ótica interseccional” que tem como objetivo debater sobre as inúmeras forma de violência de gênero e promover reflexões sobre os efeitos econômicos e sociais da pandemia na cidade de Campinas, sob a ótica interseccional. Pretende-se discutir e propor estratégias integradas e intersetoriais de combate às múltiplas violências e vulnerabilidades de gênero, tendo como pressuposto a compreensão de problemas que afligem as mulheres em sua diversidade e especificidades.

O Fórum está sendo organizado pela Comissão Permanente das Mulheres da Câmara Municipal de Campinas, sob a presidência da vereadora Mariana Conti, pelo Pagu Núcleo de Estudos de Gênero da Unicamp e Comesp – Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário do Estado de SP. É uma composição que mostra uma importante articulação em torno de uma debate extremamente importante.

“A pandemia agravou a situação de violência doméstica e familiar que atinge mulheres e crianças, sobretudo para as populações periféricas, em situação de vulnerabilidade, para a comunidade negra e LBTT. Campinas precisa olhar para essa problema com atenção e é necessário que a prefeitura e os demais poderes façam adaptações nos serviços de atendimento à mulher para dar conta dessa nova realidade. O objetivo desse fórum é pensar sobre como a violência de gênero tem se manifestado nesse contexto de pandemia e propor políticas intersetoriais para combatê-la“. ressalta Mariana Conti.

As inscrições para a participação no fórum podem ser feitas pelo WhatsApp, através do número (19) 99897-0050. O evento será transmitido pela TV Câmara Campinas, emissora do Poder Legislativo do município, no ar no Canal 4 da NET, Canal 9 na VIVO e em canal aberto na sintonia 39.3 e também em seu canal do YouTube e página do Facebook. Também será transmitido no canal do YouTube e Página do Facebook da Vereadora Mariana Conti e canal do YouTube e Página do Facebook do Pagu.

Confira abaixo a programação do Fórum: Pandemia e Violência de Gênero, uma ótica interseccional, 14/08, às 14hs.

Abertura: introdução ao tema

Dra. Angélica de Almeida – Desembargadora do TJ/SP e da – Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário (COMESP).
Profa. Dra. Karla Bessa – coordenadora do PAGU – Núcleo de Estudos de Gênero/Unicamp.
Mariana Conti – Vereadora e Presidenta da Comissão da Mulher da Câmara Municipal de Campinas .

Mesa de debate:

Joice Berth – Arquiteta e Urbanista, escritora e feminista negra;
Fabiana de Andrade – Doutora em Antropologia Social/USP; pesquisadora da UERJ
Marina Ganzarolli – Advogada e Mestre em Sociologia/USP; cofundadora deFEMde – Rede Feminista de Juristas
Magali Mendes – Associação de Promotoras Legais Populares Cida da Terra de Campinas e Região

Intervenção do público.