Moção 9/2019: Apoio à ONG Vítimas Unidas

MOÇÃO Nº 9 DE 2019 Do(a) Sr(a). Mariana Conti Apoia a Ong Vítimas Unidas trabalho desenvolvido em defesa das mulheres vítimas de abusos e violência e na denúncia de seus algozes e abusadores. Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Campinas, Marcos Bernardelli,             Nos termos do art. 139 do Regimento Interno, apresento a Vossa […]

5 fev 2019, 13:26 Tempo de leitura: 2 minutos, 2 segundos
Moção 9/2019: Apoio à ONG Vítimas Unidas

MOÇÃO Nº 9 DE 2019

Do(a) Sr(a). Mariana Conti

Apoia a Ong Vítimas Unidas trabalho desenvolvido em defesa das mulheres vítimas de abusos e violência e na denúncia de seus algozes e abusadores.

Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Campinas,

Marcos Bernardelli,

            Nos termos do art. 139 do Regimento Interno, apresento a Vossa Excelência esta moção para submissão ao Plenário e encaminhamento, se aprovada, para Ong Vítimas Unidas.

            Mesmo o estupro sendo o crime com o maior número de subnotificação, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública estima-se que apenas 10% dos casos chegam a ser denunciados No ano de 2017 foram registrados cerca de 60 mil casos, o que corresponde a uma média de 164 casos por dia e destes cerca de 70% vitimam crianças e adolescentes. Diante de uma realidade como esta e diante da precariedade ou ausência de Políticas Públicas, o trabalho desenvolvido por esta entidade coloca uma nova perspectiva para às vítimas.

            Nos dirigimos também a entidade manifestando nossa profunda tristeza e pesar pelo falecimento da ativista e membra da ONG Sabrina Bittencourt no último sábado (02/02). Sabrina desde o início de sua infância foi vítima de abusos por parte de líderes religiosos, tal barbaridade acabou motivando e direcionando sua ação para além de prestar apoio às vítimas também denunciava os abusadores, suas denúncias foram fundamentais para trazer a tona o caso de João de Deus, líder religioso que foi denunciado por abusar de pelo menos 300 mulheres, dentre elas sua própria filha.

 
            Por seu ativismo Sabrina e sua família sofreram inúmeras ameaças de morte, foram perseguidos, obrigados a viver fora do país e escondidos, tentando calar assim não apenas a voz de Sabrina, mas de qualquer mulher que ouse se levantar contra o machismo e a violência.

            A luta incansável da ONG Vítimas Unidas fará jus a memória de Sabrina e de todas aquelas que lutam e resistem diariamente para sanar as feridas abertas pelas violências sofridas.