Infestação de escorpiões e a importância do CIATox

Temos observado um aumento significativo e preocupante de acidentes com escorpiões em Campinas. Entre 2017 e 2018 o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) registrou um aumento de 50% nas consultas sobre acidentes com esses animais. A infestação de escorpiões amarelos na cidade, cuja tendência é se agravar, traz grande risco à população, em […]

27 set 2019, 14:27 Tempo de leitura: 1 minuto, 0 segundos
Infestação de escorpiões e a importância do CIATox

Temos observado um aumento significativo e preocupante de acidentes com escorpiões em Campinas. Entre 2017 e 2018 o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) registrou um aumento de 50% nas consultas sobre acidentes com esses animais. A infestação de escorpiões amarelos na cidade, cuja tendência é se agravar, traz grande risco à população, em especial às crianças, que , quando vítimas de um acidente grave precisam ser rápida e adequadamente atendidas.

Tendo isso em vista fizemos uma indicação à prefeitura pela ampliação da parceria com o CIATox, de modo a viabilizar o aumento do quadro de recursos humanos do órgão e reduzir as dificuldades que esse Centro tem enfrentado para realizar seu importante trabalho.

O CIATox Campinas realizou no ano de 2018 uma média de 74 atendimentos diários, tratando além de acidentes com animais peçonhentos, como os escorpiões, de intoxicações com medicamentos, entre outros. O Centro também atua na capacitação de recursos humanos para todo o sistema de saúde além de executar ações diretamente com a população.

O CIATox disponibiliza um telefone para orientação em caso de acidentes toxicológicos que é o 35217555.