Dia de Luta contra o encarceramento da Juventude Negra

Em Campinas, o Dia de Luta contra o encarceramento da Juventude Negra é 20 de junho. Essa data foi uma iniciativa de nosso mandato, através do PL 15502/17, aprovado no mesmo ano. Esse projeto traz um profundo histórico de combate à criminalização da juventude negra. Nessa mesma data, em 2013, o jovem e ex-catador de […]

20 jun 2018, 12:00 Tempo de leitura: 0 minutos, 53 segundos
Dia de Luta contra o encarceramento da Juventude Negra

Em Campinas, o Dia de Luta contra o encarceramento da Juventude Negra é 20 de junho. Essa data foi uma iniciativa de nosso mandato, através do PL 15502/17, aprovado no mesmo ano. Esse projeto traz um profundo histórico de combate à criminalização da juventude negra. Nessa mesma data, em 2013, o jovem e ex-catador de latinhas, Rafael Braga foi preso arbitrariamente, com alguns produtos de limpeza, que foram caracterizados indevidamente como artefatos potencialmente explosivos e condenado a 5 anos de prisão.

Um dia como hoje serve para que possamos dar visibilidade e denunciarmos essa realidade, mas serve também para compreender que essas denúncias não param por aqui. De acordo, com o Atlas da Violência – 2018, de 2006-2016, a taxa de homicídios da população negra cresceu 23,1%. Resultado do racismo estrutural no país.

Por isso temos lutado dia a dia contra o racismo. Não podemos deixar apagar casos como o de Rafael Braga e da juventude negra que sofre com tanto arbítrio e criminalização.

www.marianacontipsol.com.br

#ContraOEncarceramentoDaJuventudeNegra #RafaelBraga #MarianaConti #PSOL #Campinas