Brasil: País dos Privilégios

Por Mariana Conti A Folha de São Paulo realizou uma série de reportagens sobre a Desigualdade Global. Hoje foi o dia do episódio sobre o Brasil, que trouxe em números, relatos e documentos o aumento da miséria e da desigualdade, que já são visíveis a olhos nus nas ruas e campos do país. A versão […]

20 ago 2019, 14:01 Tempo de leitura: 1 minuto, 18 segundos
Brasil: País dos Privilégios

Por Mariana Conti


A Folha de São Paulo realizou uma série de reportagens sobre a Desigualdade Global. Hoje foi o dia do episódio sobre o Brasil, que trouxe em números, relatos e documentos o aumento da miséria e da desigualdade, que já são visíveis a olhos nus nas ruas e campos do país. A versão impressa do jornal trouxe a capa “Entre as Democracias, Brasil lidera concentração de renda”, na qual a reportagem evidenciou como a renda dos super ricos, 1% da população que ganha em média 140 mil reais mensais, subiu 10,1%. Enquanto isso a renda dos 50% mais pobres caiu 17,1%, entre outros dados alarmantes.


Não há solução para o Brasil sem um enfrentamento radical do problema da desigualdade! Na contramão de enfrentar o abismo social que se aprofunda no país, governos e grupos econômicos ligados aos interesses dos super ricos estão atuando para desmontar todos os mecanismos de distribuição de renda e combate Às desigualdades, como o Sistema de Seguridade Social, a educação pública, os Direitos Trabalhistas e o Sistema Único de Saúde. O que eles querem é nos atirar em um abismo ainda mais profundo, que assegure apenas o enriquecimento do 1% da população dos super ricos ainda que isso mantenha a maioria dos brasileiros em condições de vida terríveis . Precisamos, mais do que nunca, reafirmar a luta contra as desigualdades!

Confira o vídeo da série da Folha de S. Paulo.