Mariana Conti cobra laudo técnico sobre a intervenção na figueira de Barão Geraldo e propõe convocação de secretário

Mariana protocolou um requerimento de informações exigindo o laudo técnico que permitiu a intervenção na Figueira de Barão Geraldo. Convocação do secretário de Serviços Públicos Ernesto Paulella deve ser votado nesta quarta-feira, 6.

5 set 2023, 13:56 Tempo de leitura: 1 minuto, 43 segundos
Mariana Conti cobra laudo técnico sobre a intervenção na figueira de Barão Geraldo e propõe convocação de secretário

Nesta segunda-feira, 4, a vereadora Mariana Conti (PSOL) cobrou do prefeito Dário Saadi, através de um requerimento de informações, o laudo técnico que embasou a realização da “poda” na figueira de Barão Geraldo. Além desse, a vereadora também protocolou um outro requerimento para a convocação do secretário de Serviços Públicos Ernesto Paulella. A convocação será votada na próxima sessão da Câmara Municipal de Campinas, na quarta-feira, 6.

A intervenção na Figueira pela prefeitura comoveu os moradores de Barão Geraldo por se tratar de uma árvore simbólica e de grande valor histórico e cultural para o distrito. Especialistas afirmam que a árvore não deve resistir à poda que foi feita.

“A Figueira era um símbolo de Barão e foi destruída sob a falsa justificativa de uma “poda”. Provavelmente a intervenção da prefeitura matou a árvore, mais uma. Se a árvore representava um risco às pessoas, e a segurança de fato vem em primeiro lugar, isso precisa ser confirmado por um laudo técnico, como determina a lei, que justifique e aponte para uma intervenção adequada. Exigi o laudo como determina a lei e cobrei que secretário Ernesto Paulella venha à Câmara explicar essa e tantas outras extrações de árvores.” comenta a vereadora.

A ação em Barão Geraldo foi realizada em meio a outras polêmicas envolvendo a supressão de indivíduos arbóreos em toda a cidade, como a retirada das árvores da Av. Francisco Glicério, na rua Abolição, no Bosque dos Jequitibás e na Lagoa do Taquaral.

“A prefeitura Dário tem acumulado ações destrutivas das árvores e matas da cidade. Esse é um modelo de cidade retrógrado. Vivemos tempos de secas e queimadas, chuvas torrenciais e enchentes, doenças respiratórias e outras. Quando Dário desvasta da árvores urbanas e áreas verdes de Campinas contribui para esses eventos. É preciso parar agora e recuperar o que foi destruído.” argumenta Mariana.