Audiência Pública: Nazifascismo Nunca Mais! – 23/06 | 18h30

Participe! Venha para nossa audiência e faça parte dessa luta para derrotar o nazifascismo.

10 jun 2022, 15:52 Tempo de leitura: 1 minuto, 37 segundos
Audiência Pública: Nazifascismo Nunca Mais! – 23/06 | 18h30

A CPI Antifascista, proposta e presidida pela vereadora Mariana Conti, começou e já temos a primeira grande atividade definida: uma Audiência Pública, no dia 23/06 às 18h30, com representações de organizações antifascistas e grupos em defesa dos direitos humanos.

Uma pesquisa, da antropóloga social Adriana Dias, apontou o crescimento em 270% das células neonazistas no Brasil nos últimos 3 anos e isso é um fato gravíssimo, ainda mais levando em consideração que esse aumento se deu a partir da ascensão de Bolsonaro com todo seu discurso de ódio. Coincidência?

Recentemente, dentro desse contexto de escalada do ódio, alguns casos de ações violentas com apologia ao nazismo aconteceram em Campinas e região. Dentre eles, um ataque armado em um bar em frente à moradia da Unicamp, frequentado por pessoas negras e imigrantes, e também relatos de ameaças de massacre em escolas, sempre vinculadas ao discurso neonazista.

Esses são fatos que precisam ser investigados pelas autoridades competentes e os responsáveis precisam ser punidos. Além disso, é necessário um debate amplo com a sociedade sobre os nexos políticos e as relações estabelecidas entre o crescimento dos grupos e o desdobramento em ações de violência.

Há financiamento dessas organizações criminosas? Qual o respaldo do discurso político encontrado pela ideologia nazifascista em casas legislativas e representantes? Há vínculos diretos entre figuras públicas e políticos com os grupos? Quais políticas públicas podem ser apresentadas para impedir o crescimento do discurso de ódio e da violência? São algumas das perguntas que a CPI pretende responder e para isso contamos com a construção coletiva, de pessoas ativas na luta contra o fascismo em todas as suas formas. Participe! Venha para nossa audiência e faça parte da luta para derrotar o nazifascismo.

🗓️ Data: 23/06 (quinta-feira)
⏰ Horário: 18h30
📍 Local: Teatro Bento Quirino (R. Luzitana, 1505, Centro)