Lançada campanha Por Todas Nós – Mulheres Pelo Fim da Violência

Mariana Conti lança campanha Por Todas Nós pelo fim da violência contra as mulheres;

2 fev 2022, 14:36 Tempo de leitura: 3 minutos, 22 segundos
Lançada campanha Por Todas Nós – Mulheres Pelo Fim da Violência

O mandato da vereadora Mariana Conti (PSOL) lança hoje (27/01) o manifesto da campanha Por Todas Nós – Mulheres Pelo Fim da Violência, em parceria com a Deputada Federal Sâmia Bomfim (PSOL). A campanha contará com a construção e distribuição de materiais formativos e informativos, como a Cartilha Por Todas Nós – Mulheres Pelo Fim da Violência. A ideia também é a criação de núcleos de discussão por diversas regiões da cidade de Campinas e do estado, afim de impulsionar a organização para o enfrentamento à violência de gênero, à luta feminista e apontar para soluções políticas.

A violência sofrida pelas mulheres tem diversas formas e faces. É uma violência legitimada há séculos e com um histórico muito recente de legislação e políticas públicas para enfrentá-la aqui no Brasil. Uma situação terrível que, de acordo com o que os dados mostram, se agravou com a pandemia: uma em cada quatro mulheres foi vítima de algum tipo de violência no Brasil entre 2020 e 2021, de acordo com o último levantamento feito pelo Instituto Datafolha, encomendado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). No estado de SP houve aumento de 75% na procura por serviços de atendimento às vítimas de violência. A cidade de Campinas bateu recorde de ocorrências de violência sexual no ano passado: em Setembro foram 38 casos, a maior marca em um mês desde o início da série histórica, em 2021. 

“As recentes repercussões de casos de tentativas feminicídios que aconteceram nas últimas semanas na cidade ocuparam o debate público, levantando questões sobre o que é possível se fazer diante desse cenário de horror. Uma realidade muito revoltante e que tem se tornado cada vez mais cotidiana nos jornais e portais de notícia. Também está cada vez mais esquecida e não priorizada pelo poder público, sobretudo pelo Governo Federal que não usou um terço dos recursos aprovados para políticas para mulheres desde 2019”, argumenta a vereadora Mariana Conti.

Sâmia Bomfim e Mariana Conti em Campinas – SP

Sâmia Bomfim e Mariana Conti  – Parceria na busca por uma realidade melhor para as mulheres.


A parceria entre Mariana Conti e Sâmia Bomfim tem como ponto central o apoio às pautas feministas, em defesa da vida das mulheres, de seus direitos e no combate à violência de gênero. Compartilham histórico de lutas e de posicionamentos semelhantes. A deputada chegou, via emendas  impositivas ao orçamento federal de 2022, a indicar a destinação de R$400.000 para custeio e investimentos, fortalecimento do SERAVI (Serviço de Responsabilização e Educação ao Autor de Violência) de Campinas. O CAISM (Hospital da Mulher da UNICAMP) também foi contemplado e uma emenda indicou a destinação de R$500.000 para aquisição de um novo mamógrafo ao Hospital que é referência em saúde para região. Todas essas iniciativas com a contribuição, informações e mediação de Mariana, envolvida em tratativas e diálogos necessários para a indicação dessas emendas. Agora elas estão mais uma vez juntas levando um projeto de atenção às mulheres e que pretende alcançar cidades para além de Campinas e região.

“Acabar com toda essa violência é uma tarefa complexa, que precisa ser tratada como prioridade pelos governos. Precisa ter política pública que fortaleça as redes de enfrentamento à violência de gênero, com todo seu atendimento especializado e o oferecimento de serviços. E claro, também é preciso ter muita luta porque só com a mobilização coletiva vamos conseguir avançar pelas vidas de todas nós, por todas nós.” conclui Sâmia Bomfim. 

Para mais informações: Equipe Mariana Conti – 19 983663829 

comunicacaomarianaconti@gmail.com


Confira o manifesto na íntegra: