Secretário de Saúde deve prestar esclarecimentos

Vereadora Mariana Conti convoca Secretário Municipal de Saúde para esclarecimentos sobre reestruturação dos Centros de Saúde de Campinas devido à pandemia de Covid-19. A Vereadora Mariana Conti (PSOL) apresentou requerimento de convocação do Secretário Municipal de Saúde, Sr Carmino Antonio de Souza para prestar esclarecimentos sobre uma possível reestruturação no atendimento dos Centros de Saúde […]

20 abr 2020, 21:10 Tempo de leitura: 2 minutos, 10 segundos
Secretário de Saúde deve prestar esclarecimentos

Vereadora Mariana Conti convoca Secretário Municipal de Saúde para esclarecimentos sobre reestruturação dos Centros de Saúde de Campinas devido à pandemia de Covid-19.

A Vereadora Mariana Conti (PSOL) apresentou requerimento de convocação do Secretário Municipal de Saúde, Sr Carmino Antonio de Souza para prestar esclarecimentos sobre uma possível reestruturação no atendimento dos Centros de Saúde de Campinas por conta da Pandemia de COVID-19. Este requerimento precisa passar por aprovação em plenário da Câmara Municipal de Campinas

Esta iniciativa se baseia em relatos recebidos pelo gabinete da vereadora de orientações passadas para usuários sobre mudanças em seu local de atendimento. Chegou ao conhecimento do gabinete orientações a usuários no Centro de Saúde Barão Geraldo, que passaria a ter atendimento exclusivo para pessoas com sintomas de COVID-19, com o remanejamento dos demais atendimentos para o Centro de Saúde Santa Mônica. Também recebemos relatos de informações sobre o fechamentos de Centros de Saúde, como o localizado na região do bairro Carlos Gomes. Porém, não há por parte da prefeitura nenhuma informação oficial sobre as mudanças propostas.

A vereadora Mariana Conti cobra transparência sobre as propostas pretendidas pela prefeitura. “Neste momento de grave emergência, é importante que a administração municipal tenha transparência em sua comunicação com a sociedade. Os relatos que recebemos, sem uma informação oficial da prefeitura, vêm causando insegurança para a população e para os trabalhadores desses locais. Além da transparência, é importante que a prefeitura ouça a opinião das pessoas que serão afetadas por essas possíveis mudanças”.

A vereadora também demonstra preocupação com a possibilidade de desassistência neste momento. “É importante que nenhum Centro de Saúde seja fechado neste momento. Estes locais são porta de entrada para o atendimento da população de casos menos graves e ajudam a desafogar os hospitais e Unidades de Pronto Atendimento. O fechamento de Centro de Saúde neste momento, principalmente os localizados em regiões da periferia da cidade, significa um maior número de população se deslocando, contrariando todas as indicações da necessária quarentena neste momento.Se necessário, a prefeitura precisa convocar novos servidores da área da saúde, já aprovados em concurso público, para manter o atendimento atual e conseguir suprir a nova demanda causada pelos casos de COVID-19”

A vereadora espera a aprovação da convocação e que os necessários esclarecimentos sejam feitos.